Um monstro em nossa Terra?

Sabe que o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo? É lamentoso saber que está atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. O pior, ainda, é que o Brasil TAMBÉM está atrás desses países por ser o que menos recicla este tipo de lixo: apenas 1,2% é reciclado. .

Tudo bem que o fato das políticas públicas brasileiras não se prezarem por esse desenvolvimento é um fato a ser considerado. .

Porém, devemos também colocar a mão na consciência para saber que:

▪️Cada brasileiro produz 1 kg de lixo plástico por semana;

▪️2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular. .

O que NÓS podemos fazer?

1. O óbvio: diminuirmos nossa produção de lixo plástico. Quer exemplos? Parar de utilizar sacolinhas de mercados e levar a sua; parar de utilizar mais sacolinhas para pesar vegetais e etc; parar de utilizar canudos e, se você gosta deles, compre o seu canudo sustentável; comprar produtos que valorizem as embalagens retornáveis.

2. Fazer a separação dos reciclaveis dos orgânicos. .

3. Valorizar o trabalho de catadores e/ou pequenas empresas criadas por muitos deles. Muitos deles são agentes educadores incríveis e ainda você, seu prédio, sua empresa, daria a oportunidade deles crescerem economicamente. Caso você queira conhecer melhor, temos duas lindas parcerias com a @kombosaseletiva e @esustentabilidadeoficial

Sem a destinação adequada, boa parte dos resíduos plásticos acabam nos oceanos. Segundo o relatório da WWF, o volume de plástico que chega aos oceanos todos os anos é de aproximadamente 10 milhões de toneladas, o que equivale a 23 mil aviões Boeing 747 pousando nos mares e oceanos todos os anos – são mais de 60 por dia.

Neste ritmo, até 2030, encontraremos o equivalente a 26 mil garrafas de plástico no mar a cada km2. 

E aí? Algum comentário?

Fonte: Fundo Mundial para a Natureza (WWF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *