Histórias por trás da BETOPIA: Evaldo, catador de materiais recicláveis dá exemplo de inovação e honestidade

Redação: Evaldo C. Garcia e Raissa Pinati

Desde sua adolescência Evaldo Cristiano Garcia, trabalha na coleta de materiais recicláveis. Em 2018 abriu sua microempresa e criou um modelo de negócio inovador, que vem chamando a atenção de vários setores da sociedade. 

A “Kombi Seletiva” é um modelo de empresa com visão ambiental, social e econômica, portanto: sustentável. A Kombi é plotada com mensagens sobre sustentabilidade e também com logomarcas de empresas parceiras, divulgando, inclusive a BETOPIA como parceira por trabalharmos com os  mesmos ideais ambientais e sociais.

“Evaldo Catador”, como ele mesmo se apelida, vem buscando profissionalizar seu trabalho com foco na gestão de resíduos recicláveis e resíduos eletrônicos, proporcionando a coleta e destinação corretas. 

Evaldo sabe que o seu trabalho na cidade de Lavras e região vem para somar e ajudar a diminuir os impactos ambientais.

Hoje se fala muito em cuidar do meio ambiente mas ainda falta para as pessoas uma conscientização mais profunda sobre a importância do descarte correto dos seus resíduos gerados. Ainda se vê muito material reciclável sendo colocado no meio do lixo convencional. Evaldo ressalta as vantagens de cada um fazer a sua parte e as vantagens para o município e sua a população.

Nós devemos “olhar para o lado” e ver a existência dos Catadores. Eles realmente têm atuado como agentes ambientais. Hoje vários catadores já realizam seu trabalho de coleta com agendamentos pelo Facebook, Instagram e WhatsApp.

Lixo não existe. Lixo está em nossa maneira de pensar. Os orgânicos viram compostagem, os plásticos são recicláveis, as roupas podem ser reutilizadas e recriadas. Outros produtos que podem não ser recicláveis, mas que podem ter um outra destinação criativa e de reaproveitamento, tais como as jaquetas de reutilização de capas de guarda-chuvas da nossa TEMPORADA atual que você pode encontrar Clicando Aqui.

E então? O que fica de aprendizado para você e o que você devolve para a casa em que você mora – A Terra?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *